Mercedes-Benz entrega novos ônibus elétricos articulados com super bateria

A Daimler entregou os primeiros ônibus elétricos eCitaro articulados da Mercedes-Benz, representando uma nova geração de baterias. Três anos após a sua estreia mundial, os veículos urbanos eCitaro agora se tornam ainda mais potentes, livres de emissões, silenciosos e com muito mais autonomia graças à nova tecnologia de baterias de lítio-íon.

Os veículos do tipo foram anunciados no ano passado, e farão parte da frota da operadora de serviços de transporte de Hannover, na Alemanha, com duas unidades compostas pela nova geração de baterias. Esses veículos, que completam uma encomenda de 48 ônibus urbanos (30 convencionais e 18 articulados), chegam com o objetivo de eletrificar o transporte coletivo na capital da Baixa Saxônia.


Premiere for the eCitaro G bus with new lithium-ion batteries: Mercedes-Benz delivers the first fully-electric articulated buses to ÜSTRA in Hanover

“Estamos muito felizes que a ÜSTRA tenha escolhido o eCitaro G da Mercedes-Benz com a nova geração de baterias para compor a sua frota”, afirma Mirko Sgodda, chefe de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses. “Nossos ônibus urbanos de alta tecnologia, além de mais seguros, se tornam ainda mais ecologicamente corretos e confortáveis, constituindo um marco significativo de progresso rumo a melhora da qualidade de vida nas cidades”.

Os dois ônibus eCitaro G, com as novas baterias de lítio-íon, apresentam uma capacidade cerca de um terço maior do que as da geração anterior, de maneira que a autonomia entre as paradas para recarga aumentou consideravelmente.

Equipados com dez grupos de baterias que proporcionam uma eficácia total de 330 kWh, eles trazem pantógrafos instalados no teto, que permitem o carregamento enquanto estiverem fora da garagem. Em termos de tecnologia de segurança ativa, os veículos são equipados com Assistente Ativo de Frenagem (Active Brake Assist), Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist) e o ATC (Articulation Turntable Controller), sistema de proteção da articulação do veículo que evita o “efeito L”. Essa função é parecida com a do ESP. Além disso, ele também traz uma câmera e sinal de alarme de ré a fim de impedir acidentes nas manobras.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.