Seis linhas do sistema convencional de transporte público coletivo de Campinas passam a realizar paradas nas faixas exclusivas do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – Emdec.
As alterações ocorrem a partir da próxima segunda-feira, 17 de maio, no trecho desde a Avenida Prefeito Magalhães Teixeira (São Bernardo) até a altura do Terminal BRT Campos Elíseos (Vila Rica).
Passam a realizar paradas nas faixas exclusivas, nos dois sentidos de circulação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Paulicéia), 163 (Campos Elíseos) e 317 (Jardim São José / Jardim São Marcos), com embarque e desembarque de passageiros pela faixa esquerda. Até então, o atendimento aos usuários ocorria nos pontos localizados nas marginais da avenida.
As linhas impactadas passam a realizar paradas nas faixas exclusivas do BRT desde a região central, uma vez que já atendem a Estação João Jorge. A mudança agiliza as viagens de cerca de 2,4 mil passageiros, que são transportados pelas seis linhas diariamente.
“Gradativamente, a infraestrutura dos Corredores BRT vem sendo ativada para uso do sistema convencional de transporte, agilizando o tempo de viagem dos usuários”, diz o secretário de Transportes, Vinícius Riverete.
“Além de otimizar os trajetos, a medida amplia a segurança na circulação, uma vez que os ônibus irão transitar segregados do tráfego em geral”, afirma o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.
A Emdec instalou seis abrigos por sentido, ao longo do trecho. Confira a localização de referência das novas paradas:
- Escola Municipal Profª Geny Rodriguez (altura do nº 1.380);
- OBA Hortifruti (altura do nº 1.700);
- Banco Bradesco (altura do nº 2.100);
- Corpo de Bombeiros (altura do nº 2.800);
- Av. Amoreiras, altura do nº 3.280 (próximo à Rua Martinópolis): será atendido pelas linhas 140, 141 e 317;
- Av. Amoreiras, altura do nº 3.800: será atendido pelas linhas 140 e 141;
- As demais linhas que circulam no trecho prosseguem atendendo aos pontos localizados nas marginais.
O trecho impactado da Avenida das Amoreiras conta com as estações BRT São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera e Vila Rica, além do Terminal BRT Campos Elíseos. Todas as estruturas serão ativadas futuramente, quando o sistema BRT entrar em operação.
Se essas paradas mixurucas em avenida são um BRT, o corredor 9 de julho é um super BRT