O Metrô de São Paulo, em seu relatório de empreendimentos revisado e datado do mês de março, incluiu a extensão da Linha 17-Ouro do monotrilho, entre Jardim Aeroporto e Jabaquara, como uma das obras “a retomar”. Não há prazo para o início das construções, e o outro trecho entre Morumbi e São Paulo-Morumbi não conta na lista.
O traçado prevê mais 4,4 quilômetros de extensão e cinco estações.
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O volume de passageiros deve mais que dobrar
De acordo com o relatório, o atendimento até o Jabaquara deve mais que dobrar o carregamento do monotrilho. Se no trecho prioritário, entre Morumbi, e as estações Jardim Aeroporto e Congonhas, a Linha 17 deva transportar 165 mil passageiros por dia, entre Jardim Aeroporto e Jabaquara a linha deve transportar 347 mil passageiros por dia.
É previsto ainda o incremento de 12 trens, além dos 14 que estão sendo produzidos para operar o trecho prioritário. A frota segue sendo atendida pelo Pátio Água Espraiada que está sendo erguido.
Outra mudança com o novo trecho operacional é a redução de intervalo. No trecho prioritário, a linha 17 deve ter um “headway”, que é o intervalo, de 180 segundos. Já com o trecho dois operacional, o intervalo deve cair para 120 segundos.
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