A Scania, Iveco, o fornecedor de mobilidade Flixbus juntamente com Gasum, fornecedor de gás, se uniram com o intuito de operar em ônibus de longa distâncias movido a gás, com o objetivo de diminuir o impacto climático e contribuir para um transporte livre de fósseis entre as cidades nórdicas. Hoje em dia, 17% da Europa já opera com biogás, e a tendência de crescimento é grande. Já na Suécia, tem um número surpreendente de 95%.
Ao resfriar o biogás, ele fica mais denso e isso significa que há mais possibilidades de uso, como por exemplo, o transporte pesado tanto por terra, como pelo mar. Para isso, ele precisa estar líquido, passando por um processo de resfriamento à 160º graus negativos. E assim, as operadores reduzem seu próprio impacto climático em mais de 90%. Vale ressaltar que a qualidade do ar também é afetada pela redução de partículas e óxidos de nitrogênio. E agora, já é possível abastecer os caminhões em diversas rodoviárias, pois a UE disponibilizou postos de abastecimento de biogás.
“Como o primeiro ônibus de longa distância movido a biogás, esta é provavelmente a solução de ônibus mais sustentável hoje”, disse Johan Ekberg , chefe da unidade de clientes da Scania, e ele complementa:
“O biogás não é apenas o combustível com as menores emissões de CO2 – ele também resolve os problemas locais de resíduos, cria empregos locais e traz carbono e nutrientes de volta ao solo. É o canivete suíço da economia circular ”
Conheça o modelo escolhido pela FlixBus:
Possui 13 metros de comprimento e ao todo são 4 tanques de 315 litros e autonomia mínima de 600 km em emissões de longa distância. O plano é esse modelo fazer duas viagens por dia de ida e volta de Bruxelas até Amsterdã, por 3 anos. É totalmente acessível a todos os passageiros, já que conta com uma porta frontal dupla e também uma rampa hidráulica. Passageiros com cadeira de rodas de compartimento de bagagem de até 5,1 m3 tem acesso.
Outra curiosidade é o interior bem amplo, com altura mínima de 2 metros e ainda compartimento para bagagens de mão. Durante a viagem, 44 passageiros podem usufruir das poltronas que acompanha uma mesa na parte traseira, e ainda revistas, 2 monitores de 19 polegadas LCD e tomadas USB para carregar celulares, notebooks, etc… O ônibus também é equipado com ar condicionado e banheiro.
E para finalizar, Stéphane Espinasse , chefe da marca IVECO BUS dá seu comentário:
“Estamos extremamente orgulhosos que a FlixBus elegeu o Crossway bio-CNG para lançar sua primeira linha internacional de biogás. É um exemplo perfeito de uma tecnologia única comprovada e madura para reduzir drasticamente as emissões de CO2 para este tipo de missão. Esta escolha reconhece a liderança e expertise da IVECO BUS e confirma que somos um parceiro de referência neste campo “.
Fonte: Sustainable BUS
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