Metrô do Porto apresenta projeto de novos trens de fabricação da CRRC

A Metrô do Porto de Portugal apresentou o desenho dos veículos leves sobre trilhos da classe 18 CT encomendados à CRRC Tangshan. O modelo foi desenvolvido em conjunto pelo fabricante e consultores externos, com o apoio de uma equipe multidisciplinar da operadora.

“Queríamos manter a nossa identidade e a nossa marca visual, mas dar um salto em frente, um novo impulso, que está associado a uma nova fase de expansão”, disse Joana Barros, que coordenou a equipa de design. “Desenhamos os faróis dianteiros em forma de sorriso… os veículos terão uma presença simpática na cidade.

Os trens podem operar até 80 km/h, são bidirecionais, com 35 metros de comprimento e sete portas de cada lado. Cada carro terá capacidade para 252 passageiros, incluindo 64 sentados.

A CRRC Tangshan venceu a Siemens Mobility e a Škoda Transportation e levou o pedido de € 49,6 milhões assinado em janeiro de 2020. A aquisição está sendo financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática.

A entrega das primeiras composições está prevista para começar no segundo semestre de 2022, sendo entregue um por mês.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.