O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, disse que a operadora pode contratar projetos para a futura estação 16-Violeta para o primeiro semestre do ano que vem.
De acordo com Meca, três etapas do projeto, que englobam o projeto básico e anti-projeto (antigo projeto funcional) e processo de licenciamento podem ser feitos de forma conjunta, o que pode dar agilidade na implantação.
Novo sistema de implantação
É ainda estudado a implantação de uma nova tuneladora, um super tatuzão que poderá escavar os túneis e já deixar espaço para a estação. Outra inovação estudada pela operadora é trazer para dentro do túnel, as salas técnicas, ao contrário dos grandes edifícios que abrigam estes espaços, a exemplo das estações da Linha 4-Amarela.
A tuneladora poderia escavar túneis de quase 14 metros de diâmetro, segundo Meca. Os grandes túneis poderão ainda ser usados para estacionamento de trens, o que reduziria o espaço necessário nos pátios. Os trens estacionados ao lado das vias poderiam ainda agilizar o carrossel das composições. Meca disse que a Linha 9 de Barcelona foi implantada neste molde.
Rampas mais íngremes
Outra novidade é que a rampa deste novo ramal, assim como na Linha 20-Rosa será de 5%, contra 4% nas atuais linhas. A linha 16 deve ligar as estações Oscar Freire e Jardim Brasília, com 33 km e 23 estações, passando pelo Paraíso e pela Zona Leste de São Paulo.
Essa linha deveria ser ao norte, ligando a estação presidente sampaio a tiquatira, cruzando toda zona norte, tem mais funcionalidade e demanda
*presidente altino
Tomara que façam logo a linha, a região leste onde ela passará precisa de metrô pra ontem.
Precisa corrigir no começo da matéria.
para a futura “estação” 16-Violeta para o primeiro semestre do ano que vem. Precisa corrigir o estação para a Linha.
O atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, usa dos mesmos artifícios dos anteriores, ou seja faz compromissos e se especula sobre o futuro do presente de algo imprevisível, ou seja padrão PSDB!!!
Da mesma forma concordando com o sr. Paulo Meca quando diz; “Nós precisamos terminar os projetos. Não adianta a gente ficar bombardeando” (Se referindo a Linha 15-Prata). Mas se são os próprios dirigentes que ficam prometendo inumeráveis linhas novas como esta sem concluir as iniciadas, ou seja se diz uma coisa mas na prática faz outra! Vejam o exemplo desta Linha-15 Prata que está incompleta nos dois extremos, e aquela Linha 17- Ouro, por que substituíram a Linha-18 Bronze por BRT, uma vez que considera o Monotrilho ótimo?
Primeiro constrói uma linha de cada vez, concluam todas as que estão incompletas e inacabadas, principalmente da CPTM, somente após isso que se comece novas implantações.
NÃO PULAR ETAPAS! Um dos maiores erros crônicos persistentes do Metrô é fazer o uso político e tentar ludibriar a população com fantasias e construir várias linhas ao mesmo tempo, conhecendo a histórica instabilidade política econômica do nosso país.