https://youtu.be/ql7wLW1rbA4
Há planos de expansão da Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão da Serra. Trata-se do projeto mais plausível em estender o eixo metroviário, além dos limites da capital paulista. Mas no passado, houve pelo menos três projeções de estender a linha 4 após a estação da Luz:
Tatuapé
Ainda na década de 1990, a operadora cogitou levar o eixo de transporte até a Estação Tatuapé, com a intenção de desafogar a Linha 3–Vermelha. Esta ideia foi descartada, tendo sido substituída por uma possível expansão da Linha 2–Verde até a referida estação, que também caiu por terra quando se optou em levar a linha da Paulista até a Penha.
Pari
Segundo reportagem da Band, uma ligação com a futura parada no Pari provavelmente utilizará um túnel de 447 metros que sai da Luz. A ideia era estender a passagem até a nova estação.
Sacomã
Trata-se da extensão que nunca saiu do papel mais conhecida. O projeto dos anos 40 trazia o traçado da Linha 4–Amarela, recebendo, naquela ocasião, o nome de “Linha Sudeste-Sudoeste”. Em forma de parábola, conectaria os bairros de Pinheiros e Sacomã, passando pelo Centro, cortando a Linha Leste–Oeste do Metrô nas estações República e Pedro II.
Renato, eu cheguei a propor essa ideia que vi num fórum sobre ideias de expansão e que achei sensacional ao antigo secretário, Baldy e ao Silvani também. Com base inclusive no fluxo de passageiros (pesquisa origem-destino).
A futura e há muito esperada estação Vila Maria, na zona norte, poderia ser um hub de 3 linhas. Ela vai ser naturalmente a conexão da linha 19-celeste. Mas não só isso. A linha 5-lilás, após a estação Ipiranga, subir sentido Belém (linha 3-vermelha) e morrer na Vila Maria, junto com a linha 4. Ou seja, Vila Maria teria as conexões das linhas 19, 4 e 5. Linhas 4 e 5 que não se conectam em nenhum traçado e pertencem à mesma concessionária.
Quanto à Pedro II, quando sair (se sair) a linha da Cachoerinha (linha 18, acho), deverá ter ou o ponto final lá, ou em alguma estação da linha 6/16.