Por que existem duas estações Lapa da CPTM?

Foto: Diego Torres Silvestre

 

Uma das atribuições do concessionário do Trem InterCidades e da Linha 7-Rubi será a unificação da estação Lapa. Atualmente o bairro da Zona Oeste de São Paulo, conta com duas paradas de trem. O motivo é a história de cada uma delas, que tiveram origem de operadoras diferentes.

Lapa da Linha 7-Rubi

A estação da Linha 7 foi inaugurada em 1º de julho de 1899 pela São Paulo Railway – SPR, sendo a primeira estrada de ferro construída em solo paulista.

De acordo com o site Estações Ferroviárias, a estação da Lapa foi a última das paradas a ser aberta dentro de São Paulo ainda pela SPR. Antes disto, as alternativas eram a utilização da estação de Água Branca, dois quilômetros a leste, ou da Parada Anastácio, onde o trem parava logo após cruzar a ponte do Tietê, vindo de Jundiaí.

Lapa da Linha 8-Diamante

A segunda “Lapa” é mais nova, e foi entregue em 1º de junho de 1958 pela Estrada de Ferro Sorocabana. Segundo ainda o site, foi aberta como km 7 em 1958 para atender a região, e manteve esse nome por muitos anos.

Futuro promete estações integradas e com conexão com o Metrô

Além de ser integrada, a futura estação deve receber no futuro uma conexão com a Linha 20-Rosa do Metrô, um eixo metroviário que vai partir da estação Santa Marina, passando pela Lapa em direção a Santo André, no ABC Paulista.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.