A Alstom está fabricando 36 trens para a ViaMobilidade, operadora das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede ferroviária na Região Metropolitana de São Paulo.
Nos últimos dias, imagens revelaram o padrão de pintura dos trens atuais, e uma ilustração feita por Paulinho Stippe e Felippe Gomes Suzano mostra como poderá ser o padrão estético das novas 36 composições:
Ainda não se sabe se a máscara dos novos trens será idêntica das composições da série 9000 da CPTM. Mas as últimas encomendas da fabricante francesa, com a aquisição de composições da Trensurb e SuperVia, seguiram o mesmo modelo comprado pela estatal paulista.
Na ilustração que foi colocada as composições “não possuem estribo nas portas” de acordo com que acontece em todas carruagens de trens mundiais, isto será adotado, ou se continuar a persistir com aquelas gambiarras da CPTM?
A largura da série 7000 possui 3,3 m e que já trafegou em todas as linhas, inclusive nesta 8 e 9, que é a maior de todas e permite diminuir o vão entre a composição e a plataforma. Isso também pode impactar na maior capacidade de lotação dos trens, estabilidade e massa final.