Prefeitura de São Paulo desapropria áreas para o BRT Aricanduva

Foto: divulgação SMT

A prefeitura de São Paulo iniciou o processo de implantação de um corredor de ônibus e um terminal. O prefeito Ricardo Nunes deu início a dois processos de desapropriação para implantação das estruturas, por meio de decretos no Diário Oficial desta desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022.

Os anúncios declaram de utilidade pública terrenos para um futuro terminal de ônibus no Grajaú, e para o novo corredor no Aricanduva. No caso do terminal a área é de 50.946,51m². Já sobre o corredor, é no bairro do Carrão, Subprefeitura de Aricanduva, em área de 4.278,77m².

Sobre o corredor, a via exclusiva deve atender 290 mil passageiros por dia, em sua extensão de 13,6 quilômetros, partindo do cruzamento das avenidas e Radial Leste e Aricanduva, seguindo pelas avenidas Aricanduva e Ragueb Chohfi, até o Terminal São Mateus da EMTU, na altura da Praça Felisberto Fernandes da Silva.

Também está prevista a construção de um Centro de Controle Operacional que fará gestão integrada das operações de ônibus. O corredor terá cobrança desembarcada, como no metrô.

O corredor também contará com sinalização semafórica inteligente, com a implantação da fibra óptica em toda sua extensão, que permitirá maior fluidez aos ônibus em seu horário de pico.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.