O Via Trolebus segue repercutindo informações de um documento que teve acesso e que revela metas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e dessa vez o assunto será relacionado a redução no tempo de viagem proposto para as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. O documento foi obtido por meio de uma fonte.
A operadora tem planos de reduzir o tempo de deslocamento nos dois atendimentos. A linha 7 teria uma redução de 85 minutos para 75 minutos. Já a Linha 10 de 50 minutos para 42 minutos.
A empresa ainda pretende alterar os loopings (atendimentos internos) da linha 7, visando minimizar o baldeio em Francisco Morato, sendo o eixo Brás – Francisco Morato e Brás – Jundiaí.
Continuidade do serviço 710
O que não fica claro é sobre a continuidade do serviço 710, que corresponde a operação conjunta das duas linhas, e que tem seu futuro incerto por conta da concessão prevista para a Linha 7. Ao mesmo tempo em que a empresa segue divulgando o serviço, não prevê Wi-Fi nas estações da Linha 7, diferente da Linha 10, segundo outro item do documento.
Outro ponto que evidencia a não inclusão da Linha 10 no pacote de concessão do TIC+Linha 7, e portanto o fim do serviço 710, é a intenção de iniciar obras de acessibilidade apenas em estações da Linhas 10.
Se em Santo André usarem a mesma configuração de São Caetano, nas plataformas 1 e 2, ajudaria na diminuição do tempo. Porém deve-se analisar pois sobrecarregaria a plataforma 3 e o embarque do expresso turístico (caso ainda seja na plataformas 1 e 2) teria que ser verificado.