Estação Vila Formosa do Metrô terá uma das maiores concretagens da América Latina

Neste final de semana um canteiro de obras do Metrô de São Paulo deve ter uma das maiores concretagens em única etapa da América Latina, segundo a Concreserv Concreto S/A.

De acordo com a operadora, será iniciada nesta meia-noite de sábado (5) uma megaoperação para construir a estação Vila Formosa, que faz parte da ampliação da Linha 2-Verde no trecho entre Vila Prudente e a Penha, com 8,4 km de extensão e oito novas estações.

Será uma atividade de mais de 30 horas ininterruptas para revestir a laje do poço da futura parada com 4,5 mil m³ de concreto. Os trabalhos devem seguir até às 10h do domingo (6) e vão envolver três turnos de trabalho com 400 pessoas cada, além de uma logística com 100 caminhões betoneiras que farão 570 viagens entre as usinas fornecedoras de concreto e o local de lançamento.

Segundo ainda a empresa, o concreto será lançado por três grandes bombas que garantirão fluxo de 150 m³/hora, distribuídos em 10 camadas com aproximadamente 30 centímetros cada, sobre 760 toneladas de barras de aço, que compõem a armação estrutural da laje.

Toda a operação é necessária para garantir a qualidade do concreto, de forma a evitar juntas entre suas camadas, garantindo mais tempo de vida útil à estrutura do poço e sua laje.

O poço tem 42 metros de diâmetro por 43 metros de profundidade e é a maior estrutura da futura estação, onde serão construídos os acessos do nível da rua até as plataformas. Ao fundo está a laje com três metros de altura, de onde se darão o início das escavações dos túneis por onde passarão os trens do novo trecho da Linha 2-Verde.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.