Após a colisão de um trem na Estação Júlio Prestes, na Linha 8-Diamante, o sindicato da Sorocabana emitiu uma nota questionando a transição da CPTM para a empresa privada. O grupo fala que os operadores tiveram pouco tempo de treinamento e cita problemas em trens.
“Desde sempre, questionamos o processo de concessão das linhas. Logo após o anúncio do edital, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana, que representa os funcionários das linhas 08 e 09 da ViaMobilidade e da linha 13 da CPTM no município de Guarulhos, além dos funcionários da CPTM que ainda prestam serviço nas linhas 08 e 09 da ViaMobilidade, questionou os moldes do processo, alertando que não era possível aprender o ofício nas ferrovias em tão pouco tempo, como estava programado no contrato para a transição da CPTM para uma empresa privada.” – diz José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana.
“Com a mudança, vieram os problemas previstos, mas a recorrência e a gravidade têm sido muito piores. O treinamento de apenas quatro meses obviamente não foi suficiente para os operadores entenderem os mecanismos dos trens e operá-los sozinhos, o que pode colocar a vida da população paulista em permanente risco.”, afirma.
Já a ViaMobilidade em nota ao Via Trolebus afirma que seguiu o que foi previsto no Contrato de Concessão. “O repasse de funções foi supervisionado pelo Auditor Independente e Poder Concedente. A validação, assim como os treinamentos, seguiram estritamente o regulamento previsto no contrato, cumprindo o período de 4 meses de treinamento na formação de maquinistas.” – diz o comunicado da empresa.
Problemas com os rodeiros
O sindicato ainda fala que os trens repassados não são os que circulavam nas linhas 08 e 09 e, sim, trens mais antigos e com problemas na revisão dos rodeiros, por exemplo. Operam nas linhas as séries 7000, 7500 e 8500, além da série 5400 que já rodava na linha. A série 8500, por exemplo, é mais nova que os trens que hoje operam nos dois atendimentos.
Já a ViaMobilidade em nota ao site, diz que o repasse de material rodante da CPTM para a ViaMobilidade foi de 38 trens da Série 7.000 , dos quais 14 trens fizeram revisão de nível RF (vistoria de quilometragem rodada). Da série 7.500, a empresa diz que o edital informa que dois trens passaram por revisão de nível e 6 outros trens da série também carecem de revisão.
“Vale ressaltar que os trens que operavam nas linhas 8 e 9 eram majoritariamente da série 8000, que entraram em serviço em 2012 e eram mantidos pela PPP da CTtrens. Estes foram substituídos por trens da série 7000, que iniciaram a operação após manutenção realizada pelas equipes da CPTM. Todos os trens da frota recebida que estiverem com mais de 1,2MM de quilômetros terão que passar por revisão geral, conforme obrigação contratual, e parte será devolvida após a chegada dos 36 novos trens.”, diz o comunicado da ViaMobilidade.
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