Liberação de trens da Linha 17 ainda depende de autorização chinesa

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Em março, o Governo Estadual apresentou o primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro. A composição foi apresentada em uma videoconferência exibida no Palácio dos Bandeirantes pela BYD, fabricante do material rodante. As imagens eram da China, onde a frota será fabricada.

O primeiro trem poderá chegar no Brasil até o fim desse ano. Mas para o início de fabricação dos demais 13, ainda é necessário a inspeção de técnicos do Metrô para liberaram o processo.

O trem apresentado foi o cabeça de série, e partir dele e validados todos os pontos importantes da composição, é liberada a montagem das demais.

Nas redes sociais, um seguidor questionou o presidente do Metrô, Silvani Pereira, sobre a tal inspeção dos trens. “E a inspeção dos trens da linha 17 ouro lá na China, quando será realizado presidente?“, perguntou o seguidor. “Quando a China autoriza a entrada dos nosso engenheiros no País!”, respondeu Silvani.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.