Nesta última semana, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, visitou Sorocaba em evento com a prefeitura da cidade, e falou a respeito do projeto do chamado eixo oeste do Trem InterCidades, entre a região e São Paulo.
Na avaliação de Garcia, a linha “será analisada de forma mais detalhada”. “Fizemos a concessão de uso da Linha 8 de trem da CPTM já prevendo o uso dessa malha ferroviária como ponto de chegada à capital do trem intermunicipal, cuja viabilidade desse projeto será analisada de forma mais detalhada“, afirmou.
Há no contrato com a ViaMobilidade o “gatilho” que prevê operação dos trens até Sorocaba, mas apenas se o Governo Estadual implantar o atendimento, e atualmente não há prazo para tirar de papel o serviço ferroviário.
A atual gestão tenta implantar o eixo norte do Trem InterCidades entre São Paulo e Campinas, e outras declarações, inclusive do seu antecessor, João Doria, apontam o serviço entre a capital e São José dos Campos como segundo da fila.
Ano eleitoral só deixa a gente sonhar, haha. Em Taboão da Serra, é a mesma coisa todo ano eleitoral.
A elaboração dos contratos de concessões por possuírem prazos longos, acima de trinta anos deveriam ser minuciosamente descritos com a intervenção obrigatória do sistema jurídico, não devendo dar margens a interpretações dúbias, assim como já aconteceram com os trens intercidades que não se previu compartilhar trens de passageiros com os de carga, aquele bloqueio para os trens da Linha 13-Jade não terem acesso ao aeroporto de Guarulhos e inúmeros outros, no entanto percebe-se uma atitude afoita e despreparada dos gestores principalmente nos períodos eleitorais.
A exclusão do serviço de trens de passageiros intercidades entre a capital e Sorocaba no pacote de concessão, com prazo para ser executado é o verdadeiro motivo deste contrato de concessão capenga e mal elaborado, pois se entregou o filet mignon e ficou com o osso e será mais uma vez o estado subsidiando o privado, ou seja, se privatiza o lucro e socializa o prejuízo, e após isso ocorrer não adiantará lamentar.
Não vai sairá do papel NUNCA. Apostou um braço. Me cobrem sobre isso se sair.