Ainda pelo madrugada desta terça-feira, 10 de maio de 2022, a estação Vila Sônia passou a funcionar às 4h40, como as demais do sistema metroviário. A parada foi entregue em dezembro, mas na pratica passou a funcionar em pleno horário nesta semana. Antes funcionava apenas três horas.
O fato ocorre dezoito anos após o início das obras do novo eixo metroviário, que ocorreu em 2 de setembro de 2004. Naquela década era falado que a Linha 4 poderia estar completa ainda em 2012, depois 2014, 2015, 2018…
Projeto dos anos 40
O eixo atualmente conhecido como Linha 4 foi idealizada desde os anos 1940, e o projeto esteve presente em todos os estudos para implantação do Metrô em São Paulo desde então. Seu traçado se consolidou em 1968, na época com o nome de “Linha Sudeste-Sudoeste”.
Mas havia outro traçado previsto, em forma de parábola, e conectaria os bairros de Pinheiros e Sacomã, passando pelo Centro, cortando a Linha Leste–Oeste do Metrô nas estações República e Pedro II. As plataformas da estação República, construídas na década de 1980, prevendo-se outra configuração da Linha 4, seriam demolidas para a passagem do tatuzão. A da estação Pedro II transformou-se em um depósito. A consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro projeto básico foi elaborado, mas com o traçado atual.
Olá Sr. Renato e amigos participantes
Pucha como diria os antigos “já não era sem tempo”, hoje cedo no noticiário finalmente acabou com as minhas dúvidas, foi dito que a estação foi aberta pontualmente e que as composições estavam circulando com intervalo de um minuto e meio, agorá é esperar pela consolidação do movimento. Em outro momento vou dar a minha opinião sobre os problemas que existem no caminho da futura ampliação para o Taboão. Até mais a todos
Gilberto JV-TS
Padrão PSDB de qualidade!