Informações apuradas pelo site Diário do Transporte apontam que 65% da frota de trens da CPTM que iniciaram a operação na ViaMobilidade estavam com revisão vencidas. O Ministério Público (MP) de São Paulo deve investigar o fato.
As composições estavam com mais de 2,03 milhões de quilômetros sem a revisão no rodeiro, que é o conjunto das rodas dos trens. De acordo com a reportagem de Adamo Bazani, técnicos ferroviários apontam que as revisões devem ser feitas a cada 1,2 milhão de quilômetros. Os comboios são das séries 7000 e 7500.
A CPTM, em nota ao site, disse que “o processo de transferência dos trens da CPTM à concessionária foi devidamente validado por Auditoria Independente, sendo que a CPTM atendeu ao especificado no edital de concessão e, inclusive, destacamos que o corpo técnico da concessionária foi treinado ‘in loco’ nas revisões preventivas e atendimento de falhas.”
Já a ViaMobilidade afirma em um comunicado ao Diário do Transporte que “o processo de transição operacional das Linhas 8 e 9, e conforme previsto em contrato, a ViaMobilidade recebeu um relatório do auditor independente informando as condições da frota. O Poder Concedente também recebeu o relatório sobre o estado dos trens, bem como os possíveis efeitos na prestação de serviço.”
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