Campo Limpo Paulista assina convênio para Trem InterCidades

Renato Lobo | Via Trolebus

O projeto de implantação do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas segue emperrado por indefinições na renovação da concessão com a operadora MRS, indispensável para o serviço de passageiros. A última previsão era lançar o edital em abril.

Enquanto não sai o trem, a Secretária dos Transportes Metropolitanos costura acordos com os municípios que vão ser cortados pela ferrovia semi-expressa, como é o caso de Campo Limpo Paulista.

“Aproveitamos a ocasião e demos mais um passo no projeto do Trem Intercidades e assinamos o Termo de Convênio com o município de Campo Limpo Paulista. O TIC vai ligar a São Paulo, a partir da Estação Barra Funda, à cidade de Campinas e região.” – escreveu o titular da pasta, Paulo Galli, em suas redes sociais.

Outros convênios

O Governador Rodrigo Garcia assinou em abril, os convênios entre o Governo do Estado de São Paulo com os municípios de Campinas, Franco da Rocha, Louveira, Francisco Morato, Várzea Paulista e Vinhedo para a viabilização da primeira etapa do Trem Intercidades (TIC). Os convênios darão garantias e condições jurídicas, financeiras e técnicas para a implantação do serviço.

Segundo o comunicado do governo estadual, os acordos resultarão em cooperação mútua e união de esforços entre os municípios e o Estado por cinco anos, com prorrogação se necessário. Por meio deles, é garantido o acesso facilitado a informações que viabilizarão o TIC Trecho Eixo Norte — como a legislação municipal atualizada (Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação de Solo, entre outros), as limitações administrativas e até mesmo a existência de patrimônio tombado. Além disso, será possível realizar eventuais ajustes em leis municipais, como as leis urbanísticas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.