Confira o andamento das obras da futura estação Água Branca

Renato Lobo | Via Trolebus

A futura estação Água Branca da Linha 6-Laranja do metrô é uma das mais adiantadas na construção do eixo metroviário que vai ligar a Brasilândia e a estação São Joaquim.

As construções estão 35,48% concluídas, segundo o site da LinhaUni, concessionária responsável pelas obras e operação da linha 6.

Renato Lobo | Via Trolebus

A futura parada que ficará na avenida Santa Marina, além de atender aos moradores da região, ajudar no deslocamento de trabalhadoras e trabalhadores em fábricas vizinhas, será responsável por integrar a linha 6 com as linhas 7 do serviço de trens metropolitanos. A atual Linha 8-Diamante operada pela ViaMobilidade, que tem trajeto paralelo ao da Linha 7, terá uma nova parada na estação.

O ponto de embarque dos trens foi aberto em 1867. Em outubro de 1976, foi inaugurada a passarela que une as duas plataformas e também o prédio atual da estação atual também foi inaugurado nessa data.

Renato Lobo | Via Trolebus

Em 2013, o governo estadual chegou a cogitar o local como ponto de partida de um trem que ligaria a capital até Sorocaba, projeto que nunca saiu do papel. Na época, o estado dizia que o chamado “Trem Regional” teria quatro estações – Água Branca (São Paulo), São Roque, Brigadeiro Tobias (Sorocaba) e Sorocaba – e iria operar em velocidade comercial de 160 km/h.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.