Metrô divulga possível traçado de extensão do monotrilho até o Ipiranga

Renato Lobo | Via Trolebus

O Metrô de São Paulo divulgou em seu relatório de empreendimentos mais recente, datado do mês de abril de 2022, o possível traçado do monotrilho da Linha 15-Prata, em sua extensão até a estação Ipiranga.

A projeção ainda tratada como “traçado funcional”, podendo ser alterada no futuro. Não é muito diferente do que já foi divulgado, e mostra o meio de transporte correndo ao lado da pista no sentido centro e também ao lado de uma comunidade instalada na região. Depois o meio de transporte cruza a via férrea da CPTM, e chega até a estação Ipiranga, promovendo então a conexão com a Linha 10-Turquesa. Nota-se que haverá uma área de manobra após o viaduto Pacheco e Chaves:

Comunidade da Vila Prudente:

Foto: As Vozes da Vila Prudente

De acordo com o relatório, atualmente está ocorrendo o processo de desapropriação e obtenções de licenças. Em setembro de 2021 o governo de São Paulo decretou de utilidade pública para desapropriação, imóveis entre as estações Vila Prudente e Ipiranga, situados em seis terrenos, que somam área de 30.861 metros quadrados.

As áreas estão entre o encontro das avenidas Henry Ford e Luiz Inácio de Anhaia Mello, no alinhamento da rampa de acesso ao Viaduto Grande São Paulo, fundos dos imóveis do alinhamento ímpar da Avenida Presidente Wilson, todas confrontando com a faixa da ferrovia. Há um temor por parte de lideranças populares de desapropriações de comunidades que ficam na região.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.