Os Veículos Leves sobre Trilhos – VLT que estão parados na Região Metropolitana de Cuiabá podem ir parar no Rio de Janeiro. De acordo com o jornal “A Gazeta“, representantes do governo de Mato Grosso apresentaram os trens do VLT para uma comitiva da Prefeitura do Rio de Janeiro, com o objetivo de firmar um acordo para vender os trens para a gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD-RJ).
“Nós fomos conhecer o VLT e ficamos impressionados com o que vimos. Estão bastante conservados”, disse o secretário municipal de Coordenação Governamental do Rio, Jorge Luiz Arraes.
A decisão de comprar deve ocorrer após estudos técnicos do Rio, que conta atualmente com uma rede e três linhas que operam no centro da cidade.
TCE nega pedido de volta do VLT em Cuiabá
Em mais um capitulo da troca do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT de Cuiabá por ônibus, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) negou o pedido da administração municipal para suspender a licitação do corredor de ônibus.
O TCE diz que o VLT é impagável, já precisaria transportar, em média, 16 milhões de passageiros. “Não tem gente para isso na população de Cuiabá”, afirma o conselheiro relator do caso, Valter Albano.
Já que existe uma decisão do Tribunal de Contas da União – TCU, o governo de Mato Grosso disse que a nova decisão do TCE não viabiliza a retomada das obras do corredor de ônibus.
Na semana passada, o TCU havia afirmado que suspender o VLT seria uma decisão que não foi baseada em uma avaliação sistêmica e integrada.
Pobre povo de Cuiabá.