A Deutsche Bahn (DB) e a Siemens Mobility apresentaram o recém-desenvolvido Mireo Plus H, um trem movido a hidrogênio de última geração e um trailer móvel de armazenamento de hidrogênio recém-projetado. O comboio e sua nova infraestrutura pode substituir os trens de várias unidades a diesel no transporte regional e suburbano e reduzir a zero as emissões de CO2 relacionadas aos trilhos.
De acordo com comunicado da fabricante, o projeto “H2goesRail” está sendo financiado como parte do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível (NOW GmbH) com € 13,74 milhões pelo Ministério Federal do Digital e Transportes (BMDV).
“Em seu acordo de coalizão, o governo federal concordou em eletrificar 75% da malha ferroviária do país até 2030”, disse Michael Theurer, Secretário de Estado Parlamentar no BMDV.
Como um trem de dois carros, o Mireo Plus H tem um alcance operacional de até 800 quilômetros, tem 1,7 MW de potência de tração proporcionando aceleração de até 1,1 m/s2 , e uma velocidade máxima de 160 quilômetros por hora. Uma versão de três carros tem um alcance de até 1.000 quilômetros.
O hidrogênio será produzido em Tübingen pela DB usando eletricidade verde retirada diretamente da linha aérea.
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