A cidade de Curitiba quer 10% de sua frota de ônibus elétrica. Trata-se de uma projeção da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital Paranaense. Em uma primeira etapa, 134 veículos elétricos devem ser adquiridos, sendo 57 para o eixo Leste-Oeste e 77, para o Inter 2 e Interbairros 2.
Na primeira etapa, a previsão da Urbs é que para o eixo Leste-Oeste sejam adquiridos 57 biarticulados com piso alto, com capacidade para 250 passageiros. A linha deve transportar até 200 mil passageiros/dia (120 mil no eixo Leste e 80 mil no eixo Oeste). A estimativa é de uma redução de 23 minutos no deslocamento e 350 quilômetros de autonomia operacional.
Já para o Inter 2 serão 46 articulados piso alto e para o Interbairros 2, são 31 articulados piso baixo. Serão beneficiados 181 mil passageiros por dia – 118 mil no Inter II e 75 mil no Interbairros II, com uma redução de 32 minutos no tempo de deslocamento.
“É o início da transição para a eletromobilidade, com emissão zero de ruído e CO2, e cujos veículos, do tipo Ligeirão (com menos pontos de parada), trarão ainda outros ganhos para o usuário, como a redução do tempo de deslocamento”, afirma o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
Atualmente, apenas 4% da frota de ônibus da cidade opera com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, de acordo com a prefeitura, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050. A cidade promete testes com os veículos nos próximos dias.
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