Exposição conta a história do Metrô Rio na Tijuca

Uma exposição no Metrô Rio conta a história da inauguração das estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña.

De acordo com a operadora, até a próxima quinta-feira, dia 30 de junho, a exposição fotográfica em comemoração aos 40 anos das estações da Tijuca. A mostra reúne imagens antigas da chegada do sistema ao bairro. O acervo pode ser conferido na estação Uruguai, próximo ao acesso C (Rua Dona Delfina).

O evento é gratuito tem apoio da Eletromidia e curadoria da escritora Angela França Pedrinho, de 70 anos, que é engenheira e trabalhou durante anos no sistema metroviário do Rio. Angela já publicou três livros sobre o transporte: “Metrô: os trilhos que mudaram o Rio”, “Metrô: 40 anos de história – Da gestão pública à iniciativa privada” e “Glossário Metro-Ferroviário”.

História

As paradas foram entregues em maio de 1982, e transformaram o bairro da Zona Norte, um dos mais antigos, populosos e tradicionais. Atualmente, em média, 35 mil pessoas embarcam diariamente pelas três estações.

Com o metrô, a região da Tijuca foi transformada e praças, ruas e locais como o Largo da Segunda-Feira ganharam nova iluminação, bancos, árvores e áreas de lazer. A estação Saens Peña, a mais movimentada do bairro, demorou quase seis anos para ser construída. Na época, o percurso da Linha 1 seguia pelo Centro da cidade até Botafogo, compreendendo 15 estações. Em 1998, quando o MetrôRio assumiu a concessão do transporte, as três estações da Tijuca já recebiam quase 14 milhões de passageiros por ano.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.