Minas estuda nova ferrovia até o Porto do Açu, no Rio de Janeiro

Estudos complementares ao Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), recebidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) no início de junho, apontam que o ramal ferroviário Unaí-Pirapora poderá ser interligado ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

De acordo com comunicado da secretaria de Infraestrutura de Minas, trata-se de uma antiga demanda do Noroeste mineiro.

O levantamento é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Seinfra e a empresa Porto do Açu Operações S/A, que contratou a Fundação Dom Cabral (FDC) para elaboração dos estudos, cujo o foco é a análise da implantação do trecho ferroviário que conectará o ramal Anchieta, localizado no Estado do Espírito Santo, à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e ao Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, além de outras ligações que permitam o escoamento de cargas até o terminal portuário.

Em um dos cenários foi estudado a interligação do ramal Pirapora-Unaí à linha tronco da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) que, depois de cruzar o Norte de Minas, se estende até o pátio de Pedreira do Rio das Velhas, na região Metropolitana de Belo Horizonte, e na sequência faz conexão com a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A ferrovia Pirapora-Unaí, com 308 quilômetros de extensão, fez parte dos estudos do PEF, conduzido pela pasta. A implantação do eixo ferroviário e a sua conexão com a linha atual da FCA é de grande interesse dos mineiros, já que a mesorregião Noroeste é uma importante área importadora de fertilizantes e exportadora de grãos, os chamados granéis sólidos agrícolas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.