A Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo operou com o novo sistema de sinalização, o CBTC, pela primeira vez neste domingo, 4 de julho de 2022. Outra novidade é a operação em testes e com passageiros das portas de plataforma nos terminais da linha, no caso as estações Tucuruvi e Jabaquara. Segundo apurou o Via Trolebus, os trabalhos foram feitos com o sistema antigo da linha, o ATC. Provavelmente esse período de experimentos se deu fora do horário de maior movimento.
Sobre o novo sistema de sinalização, foram mais de dez anos, desde a contratação ocorrida na década retrasada e a operação com passageiros na linha mais antiga do sistema metroviário paulista. Provavelmente o novo sistema de sinalização será testado outra vez com passageiros nos próximos domingos.
A nova tecnologia integra sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Seu principal objetivo é automatizar a movimentação dos trens, e integrar o sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.
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