Há um mês do primeiro turno das eleições, o atual governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, terceiro colocado nas pesquisas eleitorais, tem intensificado as promessas e os projetos de mobilidade urbana estão no cardápio do tucano que foi vice de João Doria.
Em uma entrevista ao jornal Diário do Grande ABC, Garcia disse que a Linha 20-Rosa do Metrô poderá ter a licitação para as obras contratadas em 2024.
“O projeto executivo é feito durante a obra. O que contratamos é um projeto funcional, que passa por um projeto básico no primeiro semestre do ano que vem, para aí sim ficar pronto para contratação de obra. Nossa expectativa é que ao longo de 2024 a gente tenha condição de licitar a Linha 20. Estamos contratando neste ano uma consultoria financeira para mostrar qual o caminho que vamos adotar. Sendo viável, vamos buscar financiamentos nacional e internacional, mais o dinheiro do Estado e do parceiro privado.”
Defesa do BRT
Garcia voltou a defender o projeto do BRT-ABC, um corredor de ônibus anunciado no lugar da Linha 18-Bronze do metrô em forma de monotrilho, este último que foi descontinuado pela atual gestão mas com capacidade superior ao BRT e mais rápido.
O candidato do PT, Fernando Haddad, afirmou que se eleito, deve rever o projeto do BRT. Já Garcia, sem citar os dados de carregamento, falou em “falta de respeito com as pessoas e uma falta de conhecimento da realidade do Grande ABC”. “Esse adversário que quer paralisar o BRT-ABC é do mesmo partido que deixou projeto contratado sem nenhum dinheiro para viabilizar esse projeto.”
Nunca foi metrô
“E nunca foi Metrô, era monotrilho. São modalidades diferentes. Nós optamos por fazer algo mais rápido, que cabia dentro do orçamento do Estado e o BRT está aí e vai ser usado pela população.”, disse Garcia na entrevista.
O monotrilho de SP como é operado é sim Metrô!
Pede pro candidato andar uma vez na Linha 15-Prata do monotrilho operado Metrô, e depois andar no corredor de ônibus da Metra. Ele vai notar a diferença.
O cancelamento da Linha 18-Bronze foi o maior retrocesso da história de SP; isso é um dos motivos que vai fazer o PSDB perder o governo do estado.
Na verdade é outro modal….metrô é um sistema, monotrilho é outro.
Se fosse assim, então as linhas 9 e 11 são metrô….
O proprio metrô chama a linha 15 de monotrilho, pq é um …ué…nada de errado em ser monotrilho com formato de operação semelhante a uma linha de metrô.
Qto completo de vira-lata.
É metrô sim!!!
Não, não é.
Apenas é operado pela cia do metropolitano…tanto é que o proprio metrô chama a linha 15 de monotrilho.
Se oficialmente é chamado de monotrilho, vc vai querer ser o do contra?
Não senhor. A Cia do Metropolitano de SP não utiliza monotrilho em sua comunicação visual, a própria estação Morumbi da linha 17 em sua área de transferência, está descrito como METRÔ e uma seta para cima, indicando a conexão.
Quando o metrô cita monotrilho está falando sim do MODAL, mas as linhas são consideradas metrô pela regularidade, intervalos baixos, e carregamento elevado; essas sim são características de Metrô que a Linha 15-Prata possui, e que a Linha 18-Bronze possuiria.
O governador diz que o BRT está em obras, mas isto é difícil de constatar pois até agora só interditaram o terminal de São Bernardo no dia 24 de fevereiro e nada mais foi feito na obra.