Os trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo operaram com sistema de sinalização CBTC, pelo menos é que apontam relatos de alguns passageiros que acompanham a operação, enviados ao Via Trolebus.
As telas nas plataformas que apontam o tempo de chegada dos trens, assim como composições da Linha 2-Verde, operaram nesta terça no eixo metroviário que liga Jabaquara e Tucuruvi, o que aponta a nova tecnologia em funcionamento:
CBTC em operação na Linha 1 Azul @metroecptm @SPSobreTrilhos @viatrolebus pic.twitter.com/cifBDK4HAa
— tem que elogiar o artista (@pilantropico) October 11, 2022
Até então, o novo sistema de sinalização vem sendo operado apenas em finais de semana na Linha 1. A funcionalidade possibilita uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema antigo, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. Deve aumentar a capacidade de transporte da linha, e ainda reforçar a segurança.
Integra o sistema de comunicação onde há basicamente três redes: uma cabeada interligando todas as estações, pátio e centro de controle, uma rede de rádio comunicação wireless interligando trem e equipamentos de via (IEEE 802.11 g/a – 5.8 GHz) e uma rede Etehernet interligando os sistemas do trem.
O CBTC esta sendo implantado de forma a integrar outros sistemas como por exemplo, de transmissão digital, monitoração eletrônica, multimídia, controle de portas de plataforma e apoio à manutenção. Quando concluída, será possível que os trens operem sem condutores, no sistema driverless, o que não significa que de fato irá acontecer por envolver questões políticas.
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