Onde poderá ser a futura estação Paes de Barros do Metrô na Mooca?

CORRETOR-CARVALHO

A Avenida Paes de Barros é uma via importante na Mooca, que faz a ligação do bairro com a Vila Prudente. Na região da chamada Mooca Alta é esperada uma estação de Metrô na futura Linha 16-Violeta, que vai promover a ligação da Cidade Tiradentes até a estação Oscar Freire.

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o projeto diretriz publicado no site da operadora, anteriormente o futuro ponto de embarque estava previsto entre a avenida de mesmo nome e a rua Madre de Deus, na quadra entre as ruas Guaimbé e Visconde de Inhomerim (Figura 24, posição A). Nesta posição, a estação estava localizada a 80 m da parada de ônibus do corredor Paes de Barros, sentido centro, e a 160 m da parada, sentido bairro. Além disso, foi identificado um lançamento imobiliário na área indicada para desapropriação.

Como metade da demanda da estação é de integração com ônibus, os projetistas da empresa escolheram por transferir o corpo da estação para a Rua Guaimbé (B), de maneira a aproximá-la das paradas de ônibus. Nesta posição é possível estudar a integração diretamente pelo canteiro central, caso o corredor de ônibus seja
modernizado:

O ponto de embarque conta com seu entorno com predominância de usos mistos, residenciais horizontais e uma grande incidência de usos residenciais verticalizados, mostrando uma tendência crescente do mercado
imobiliário na região.

A estação deve ter uma demanda diária estimada de 21.150 passageiros, sendo 756 embarques e 4.068 desembarques na hora pico da manhã.

Suas funções principais são o atendimento ao público do bairro e ao passageiros das linhas de ônibus que passam no corredor da avenida Paes de Barros. A projeção de demanda por modo indica que cerca de metade das entradas será de lindeiros e metade proveniente do modo ônibus.

Trecho escavado pelo supertatuzão

O trecho do túnel que estará localizada a futura estação Paes de Barros conta com quatro vias, sendo duas para a plataforma e duas para serviço. Haverá plataformas sobrepostas dentro do túnel construído por TBM4.

Metrô de São Paulo

As plataformas inferiores estão a cerca de 44 metros de profundidade em relação à superfície; esta profundidade juntamente com a baixa demanda prevista levou à escolha de elevadores de alta capacidade para fazer a comunicação do nível da linha de bloqueios com as plataformas.

https://viatrolebus.com.br/2022/09/quais-estacoes-da-linha-16-serao-sem-escadas-rolantes-e-com-elevadores/

São necessários 8 elevadores com capacidade para 40 passageiros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.