Obras do Terminal Itaquera podem ser liberadas

O tribunal de contas pode liberar a licitação para construção de um novo terminal de ônibus em Itaquera, segundo declaração do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 29 de novembro de 2022.

Em agosto, a SPObras, órgão da prefeitura de São Paulo, anunciou a retomada de uma licitação para obras que restam no terminal anexo, chamado de satélite. O novo espaço terá 36 mil metros quadrados, que deve ajudar no deslocamento de 300 mil passageiros por dia. O objeto da contratação é execução de obras remanescentes de implantação do terminal satélite Itaquera.

O local já conta com um terminal de ônibus além de ser ponto de conexão entre as Linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

BRTs da Radial e Aricanduva

A prefeitura de São Paulo pretende lançar um pacote bilionário de obras de infraestrutura de R$ 4,6 bilhões até 2024.

De acordo com publicação do jornal “O Estado de São Paulo“, projetos como a ampliação da Marginal Pinheiros e a construção de corredores de ônibus, além de pontes, viadutos e túneis serão contemplados.

Entre as intervenções estão o cruzamento da avenida do Estado com a Santos Dumont, que deve ganhar um viaduto e o da avenida Domingos de Morais com a rua Sena Madureira, que terá um túnel. Já a ampliação da marginal é a sul, atendendo a moradores da Zona Sul, além de mais 8,2 quilômetros de pistas entre as pontes João Dias e Vitorino Goulart.

Segundo a publicação, 12 dos 20 projetos terão seu edital lançado até o fim do ano. O conjunto contempla ainda os BRTs (corredor de ônibus rápido) da Radial Leste e da avenida Aricanduva, ambos na zona leste.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.