Um trem que opera na Linha 1-Azul, pode rodar na Linha 3-Vermelha? Em setembro mostramos no Via Trolebus uma “passagem secreta” entre as duas linhas, que permite esse intercâmbio entre trens, e o site conheceu também o enlace entre as linhas 1-Azul 2-verde.
A viagem começa no Pátio Jabaquara, bem próximo ao final da operação comercial, horário que a maior parte dos trens estão no estacionamento, e o início de uma jornada que poucos conhecem, a manutenção e limpeza que ocorre todas as madrugadas. O
translado será em um trem da frota H, que opera na Linha 3-Vermelha. E tem um motivo para um trem da frota H viajar entre as linhas 1 e 2. Na ocasião, o H60 foi enviado para o Pátio Tamanduateí para adequação do novo sistema de sinalização que controla os trens, o CBTC. A tecnologia mais moderna atualmente é usada nas linhas 1, 2, 4, 3 e 15, e deve operar também na 3.
O trem parte do Jabaquara até a estação Vila Mariana, quando o operador aguardará ordem do centro de controle para transpor da linha 1 até a linha 2. Autorizado, o H60 vai até a estação Ana Rosa, da Linha 2-Verde, e depois retorna para o estacionamento anexo à estação.
Depois, o trem foi até o Pátio Tamanduateí, Esse translado será feito com um exemplar de cada frota para configuração da nova tecnologia.
Não há outros intercâmbios entre as linhas do metrô, a não ser estes das linhas 1 e 3 e o que vamos ver entre as linhas 1 e 2, mesmo porque não seria possível um enlace, por exemplo, entre as linhas 2 e 4 por conta da bitola diferente entre esses dois eixos metroviários. Mas no passado houve projetos de uma conexão na região de consolação, quando a linha 4-amarela tinha em seu projeto uma outra característica, diferente do que saiu do papel. Mas isso fica para outro vídeo.
Já nas linhas de trem, operadas pela CPTM e ViaMobilidade, há intercâmbio em todas elas.
Quando a linha 2-verde chegar até a penha da linha 3-vermelha haverá um novo enlace naquela região?