BRT ABC poderá ter estação ao lado de via férrea entre SP e São Caetano

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo disponibilizou uma planta com as futuras estações do BRT ABC, que fará a ligação entre o município e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

O projeto foi anunciado no lugar da Linha 18-Bronze do Metrô, porém as obras estão atrasadas e o meio de transporte escolhido tem menor capacidade e será mais lento em relação ao monotrilho descontinuado. Serão 173 mil passageiros transportados por dia no BRT contra 340 mil da Linha 18.

Fonte: EMTU

O projeto funcional do BRT mostra que a futura estação “Albino de Morais” ao lado da via férrea da CPTM, no trecho em que se pretende instalar o corredor de ônibus na faixa de domínio da união. Haveria ainda uma travessia com acesso para a Avenida Presidente Wilson, na altura da Rua Albino de Morais:

Fonte: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo

Corredor segue travado

Prometido para 2019 como solução para o deslocamento entre o ABC e a capital paulista, o sistema de transporte deveria estar pronto entre final de 2022 e o início de 2023, conforme informou o governo anterior.  A ideia mais barata no ponto de vista da obra, deve custar mais aos passageiros a medida em que o BRT não terá integração tarifária integral com a malha sobre trilhos, ao contrário do que seria com a Linha 18-Bronze.

As obras estão em curso apenas em São Bernardo do Campo. Segundo publicação do Diário do Grande ABC, os demais trechos ainda necessitam de licenças ambientais.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.