Milhões de pessoas utilizam as cinco linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM todos os dias, e um setor é vital para manter toda a malha em funcionamento: o setor de manutenção, que atua 24 horas por dia.
A empresa opera suas linhas das 4 horas da manhã, até a meia noite, e depois desse horário, a equipe prepara as composições para o dia seguinte.
A CPTM tem ao todo 141 trens, o que equivale a 1120 carros. Segundo seu relatório integrado, a disponibilidade da frota é de 99,8%. Em 2022, a frota percorreu o equivalente a 177,5 milhões de quilômetros. Um dos equipamentos que passam pela manutenção são os engates, responsáveis por manter os carros unidos.
Sistemas de combate a incêndio também são revistos, além dos sistemas de portas. Nas laterais dos trens, as sancas são rebaixadas para os trabalhadores retirem a poeira dos equipamentos por meio da injeção de ar. Enquanto isso, com um notebook outro funcionário monitora o sistema de ar condicionado do trem.
Todo trem é monitorado por câmeras, e as imagens ficam armazenadas em HDs. E o uso de caixas pretas não é exclusivo de aviões comerciais. Sem a capitação de energia não há o funcionamento de trem, e por isso que os pantógrafos precisam estar em pleno funcionamento.
A operação começa as 4 horas da manhã, então antes os trens precisam ser liberados para ser deslocados para as linhas.
A CPTM diz que investiu em manutenção preventiva, esta que ocorre nas madrugadas. O programa trouxe mais benefícios em 2022, com recorde histórico na quilometragem média entre falhas do material rodante (MKBF) atingindo o valor de 12.478 quilômetros em abril/2022, com um aumento de 36% na média anual em relação a 2021 e 136% em relação a 2019.
Liberado pela manutenção, e entregue para o maquinista, o trem segue para a operação comercial.
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