Greve em linhas da CPTM é marcada para o dia 3 de outubro

Renato Lobo | Via Trolebus

Linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM podem entrar em greve no próximo dia 3 de outubro de 2023, uma terça-feira. “Agora é cada um fazer sua parte: aderir à paralisação, afinal essa luta é de todos”, diz um comunicado do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, que representa os funcionários das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. A categoria é contra a concessão dos serviços.

O governo de Tarcísio de Freitas tem planos de conceder todas as linhas da CPTM e do Metrô de São Paulo. O leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade está marcado para 2024.

Renato Lobo | Via Trolebus

Durante palestra no evento da AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, André Isper Rodrigues Barnabé, secretário executivo da secretaria de Parcerias e Investimentos, apresentou um slide que mostra a previsão dos leilões das linhas restantes da CPTM:

  • Linhas 11, 12 e 13, junto com a extensão da Linha 13 até Bonsucesso pode ter o leilão em 2024;
  • Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix pode ter o leilão em 2025;

Os dois pacotes de linhas estão tendo estudos elaborados pelo International Finance Corporation (IFC). No caso das Linhas 11, 12 e 13, serão aproximadamente 1 milhão de passageiros, enquanto as linhas 10 e 14, 940 mil por dia.

Se os planos do governo derem certo, ambos os contratos poderão ser assinados em 2025.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.