A construção da Linha 15-Prata do Monotrilho até o Ipiranga foi autorizada por meio de uma Licença Ambiental de Instalação da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
Trata-se de uma expansão de 1,8 km, e a construção de uma estação, a Ipiranga, que vai permitir a conexão da Linha prata com a Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
No primeiro semestre de 2023, o Metrô assinou contrato com o Consórcio Expresso Ipiranga, para exceção das obras. Os trabalhos, entretanto, ainda não começaram.
A previsão é entregar o trecho, assim como a extensão na outra ponta, até Jacu-Pêssego, em 2026. Segundo a operadora, o sistema de transporte deve reduzir 182 toneladas/ano de poluentes atmosféricos, redução de 20.806 toneladas/ano de gases de efeito estufa e economia de 9,49 milhões litros/ano de combustíveis.
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