Reveladas as estações da extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca

Túnel que vai abrigar as vias em baixo do Rio Tietê | Renato Lobo | Via Trolebus

O Governo de São Paulo detalhou as estações previstas nas duas extensões estudadas para a Linha 6-Laranja do metrô. De acordo com comunicado da administração estadual, é estudado um acréscimo de sete quilômetros na linha que vai primeiramente conectar a Brasilândia até São Joaquim. Serão outras seis estações: Morro Grande; Velha Campinas; Aclimação; Cambuci; Vila Monumento; e São Carlos.

Extensão norte

Na semana passada, a vereadora de São Paulo, Sandra Santana, se reuniu com André Insper, da Secretaria de Parcerias em Investimentos, onde foi informado a autorização das análises para a extensão norte. Seriam instaladas paradas após a Brasilândia, sendo as estações Morro Grande (perto do pátio) e Velha Campinas. O projeto completo prevê a chegada da Linha 6 até a Rodovia dos Bandeirantes, com mais duas paradas depois de Velha Campinas, sendo a Vila Clarice, quando a Linha 6 faz outra conexão com a Linha 7-Rubi e o terminal Bandeirantes.

Fonte: STM

Extensão leste

Já sobre a extensão leste após São Joaquim, a Linha 6 passaria a correr por duas estações previstas no projeto da Linha 16-Violeta [Oscar Freire-Cidade Tiradentes]: Vila Monumento e São Carlos (Parque da Mooca). Este segundo eixo metroviário foi estudado pelo Metrô para assumir a porção leste da Linha 6. Ainda não se sabe o que poderá acontecer com a Linha 16, com o anúncio da “sobreposição” da extensão da Linha laranja.

Fonte: Metrô de SP

O Metrô de São Paulo lançou editais para a contratação do Anteprojeto de Engenharia/Projeto Funcional, EIA/RIMA e Projeto Básico da Linha 16-Violeta, além de investigações de solo.

Já sobre a Linha 6, o projeto inicial e sem extensões prevê 15 estações ao longo dos 15,3 km de extensão da linha. O ramal será atendido por 22 trens e deverá transportar uma média de 630 mil passageiros por dia. Com as extensões, serão acrescentados mais 250 mil passageiros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.