O Governo de São Paulo tem planos de transformar a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM em uma empresa planejadora de novas rotas de trem no interior do estado. Se o plano da atual gestão for concretizado, até 2025 todas as linhas remanescentes da estatal terão seus leilões lançados para a iniciativa privada, e a empresa criada nos anos 90 deixará de ser uma operadora.
Durante chegada do tatuzão na futura estação Perdizes do metrô, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, contou sobre planos da atual gestão para a empresa que opera trens de passageiros na região metropolitana de São Paulo. Um dos planos é a introdução de um Veículo Leve sobre Trilhos entre Campinas, Hortolândia e Sumaré.
“Temos o projeto da concessão das Linhas 11, 12 e 13, da 10 da CPTM. Minha ideia da CPTM é ir para o interior. Nós temos um PMI de Sorocaba até Alumínio. Prefeitura de Bauru também que fazer. A Rumo quer devolver a malha oeste, que a gente faz trem intercidades pela malha oeste, então a gente poderia fazer Sorocaba- Bauru. Em 2025 a gente tem TIC Sorocaba. Então eu quero usar o know-how da CPTM para fazer esses novos projetos”, informou o titular da pasta,
PMI que o secretário se refere, é um processo administrativo que viabiliza o pedido para a realização de estudos relativos a projetos de interesse público, com o auxílio da iniciativa privada e sem o desembolso imediato de recursos.
Deixe uma resposta