6 dicas para o uso do transporte coletivo em compras de natal

Divulgação

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), que controla a CPTM, EMTU e Metrô, divulgou uma nota com seis dicas para o uso do transporte metropolitano nas compras de natal.

Em dias de dezembro, é comum algumas estações registarem um movimento maior que o habitual, sobretudo nos locais de compra, como no centro de São Paulo.

Confira:

1) Atenção aos pertences

Para reforçar a segurança durante a viagem, bolsas e mochilas devem estar junto ao corpo dentro dos trens e ônibus.

2) Evite os horários de pico

A recomendação é, se possível, que as pessoas optem por ir às compras fora dos horários de maior movimento, os chamados “horários de pico”. Para quem utiliza as linhas da EMTU, a sugestão é consultar a tabela horária após as 10h e antes das 17h. Os horários estão no site emtu.sp.gov.br ou pelo app EMTU Oficial, disponível para Android e iOS.

3) Cuidado com as crianças

Nas viagens para compras ou mesmo em passeios, segure as crianças pelas mãos.

4) Utilize o corrimão

Outra dica importante para evitar acidentes é sempre usar o corrimão ao acessar as escadas rolantes e aguardar o desembarque para depois embarcar nos trens.

5) Fique atento ao volume permitido

A CPTM e o Metrô estabelecem como regra para o embarque nos trens que os passageiros carreguem volumes com dimensões de 150x60x30cm, garantindo assim a boa convivência entre os passageiros e segurança na viagem de todos. A EMTU recomenda que os passageiros usem de bom senso na hora de embarcar nos coletivos com compras, já que enormes volumes podem colocar em risco a segurança e comprometer o conforto de todos os passageiros.

6) Viu algo errado? Denuncie

Nas estações e trens para denunciar comportamentos inadequados, a CPTM disponibiliza  o telefone 0800 055 0121 e o Whatsapp 9 9767-7030. Já o Metrô tem o SMS-Denúncia (9 7333-2252) e o aplicativo Metrô Conecta. Os passageiros das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU podem procurar diretamente os funcionários de atendimento das empresas operadoras das linhas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.