Concessão prevê intervalos de 3 minutos na Linha 7-Rubi

Alexandre Pisciottano

O projeto de concessão da Linha 7-Rubi da CPTM junto com o Trem Intercidades (Barra Funda-Campinas) prevê que a operação tenha redução no intervalo. A mudança será possível com alterações no sistema que controla os trens.

A Secretaria de Parcerias e Investimentos publicou uma série de respostas do edital de licitação, de questões enviadas por possíveis concorrentes do leilão que deve ocorrer no final de fevereiro. O evento está marcado para o dia 29 de fevereiro, e prevê a concessão das linhas 7-Rubi, serviço expresso entre Barra Funda e Campinas, e o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas.

Segundo o documento, “a previsão é a que o sistema de sinalização para o trecho Barra Funda / Campinas seja instalado e permita intervalo de 3 minutos entre trens. O dimensionamento de energia deverá considerar, no mínimo, minimamente que o trecho Barra Funda / Francisco Morato terá intervalo de 3 minutos entre trens, o trecho Francisco Morato / Jundiaí poderá alcançar intervalo de 6 minutos entre trens e no trecho Jundiaí / Campinas na ordem de 7,5 minutos, uma vez que haverá compartilhamento entre os serviços objeto da concessão.

O texto ainda cita que o Serviço Expresso também deverá ser considerado no dimensionamento do sistema de energia.

Renato Lobo | Via Trolebus

Audiência pública

O governo de São Paulo deve realizar no dia 6 de fevereiro a primeira audiência pública do Trem Intercidades. O encontro deve ser realizado no Teatro Bento Quirino, e vai marcar a primeira das audiências para falar sobre o projeto.

Será apresentado o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, exigido no licenciamento de empreendimentos que possam causar grandes impactos ambientais.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.