O que diz o Metrô sobre extensão do monotrilho até a Cidade Tiradentes?

Renato Lobo | Via Trolebus

Em 28 de abril de 2009, o então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o governador José Serra anunciavam convênio para alterar o projeto do corredor de ônibus Expresso Tiradentes, passando então a chamar-se Metrô Leve Expresso Tiradentes, o que se tornaria o monotrilho da Linha 15-Prata, que ligaria a Vila Prudente até a Cidade Tiradentes: um projeto ambicioso com 26,6 quilômetros de extensão e 54 trens em operação.

Cinco anos depois, o primeiro trecho foi entregue, mas somente entre a Vila Prudente e Oratório, e depois de seis anos, o monotrilho chegou até São Mateus.

Renato Lobo | Via Trolebus

Dois anos depois, foi acrescentado mais uma estação a leste, a Jardim Colonial, e o monotrilho passou a ter onze estações e um pouco mais de quatorze quilômetros de extensão.

Na atualidade, está em curso a obra para levar a Linha 15 até a Jacu-Pêssego, mas após quase dez anos desde a primeira inauguração, o monotrilho ainda não tem previsão de chegar até o Populoso bairro de Cidade Tiradentes. São mais 6,9 quilômetros entre as estações Jacu-Pêssego e Hospital Cidade Tiradentes.

Há entraves importantes como o alargamento de uma avenida. “O trecho a partir de Jacu-Pêssego, com atendimento até Hospital Cidade Tiradentes, encontra-se em análise, uma vez que depende de ações conjuntas com a PMSP, principalmente no que se refere ao alargamento da Estrada do Iguatemi”, informa um comunicado da operadora em seu site.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.