Rio diz que reduziu 90% casos de vandalismo no BRT

Marcelo Piu / Prefeitura do Rio
Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Durante os três anos de intervenções no sistema de BRT do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade diz que casos de vandalismo nas estações caíram 90%.

De acordo com comunicado do poder público, houve uma redução nos casos de vandalismo nos articulados. No início da gestão, 80% da frota era atacada mensalmente. Hoje, isso ocorre em apenas 10%. Os novos ônibus têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, e tem ainda uma câmera externa, no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros alertam os motoristas, que acionam o Centro de Controle Operacional e os agentes do BRT Seguro para informar as ocorrências.

Nas paradas, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve à reforma delas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida; ao monitoramento da MOBI com câmeras de segurança; e ao trabalho do BRT Seguro.

Responsável pelo patrulhamento nos coletivos, estações e terminais do sistema BRT com a presença de agentes da Polícia Militar e da Guarda Municipal, o Programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública, foi lançado em junho de 2021 e já realizou mais de 3.100 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas mais de 16.750 multas por calote. Atualmente, 400 agentes atuam por dia no programa.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.