Governo de SP assina contrato para trem entre SP e Campinas

Foto: CPTM

O Governador Tarcísio de Freitas assinou, nesta quarta-feira, 29 de maio de 2024, o contrato com a concessionária TIC Trens S.A. para a implantação do Trem Intercidade, eixo norte, entre São Paulo e Campinas. A concessão também inclui a Linha 7-Rubi e o Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas.

Em 2024, ocorre a fase pré-operacional. Segundo Tarcísio, no ano que vem deve ocorrer a transição entre a CPTM e a TIC Trens, sendo este um período mais longo “para não repetir o erro das linhas 8 e 9”.

As obras do trem expresso e do Trem Intermetropolitano devem começar em 2026. A entrega do Trem Intermetropolitano, entre Jundiaí e Campinas, parando em Vinhedo, Valinhos e Louveira, está prevista para 2029.

Em 2031, será a vez do trem expresso, entre São Paulo e Campinas, parando em Jundiaí, com uma previsão de tempo de viagem de 1 hora. “É o primeiro trem de média velocidade do Brasil”, afirmou o governador. As composições poderão a chegar até 140 km/h.

O projeto será implementado pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos (TIC Trens), com um investimento previsto de R$ 14,2 bilhões

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.