Governo de SP autoriza desapropriação para extensão da Linha 2-Verde

Renato Lobo | Via Trolebus

A extensão oeste da Linha 2-Verde do Metrô, de Vila Madalena até a futura estação Cerro Cora, enfim, chegou na fase de desapropriação. Trata-se de 1,3 km de extensão que deve dar agilidade na operação do eixo metroviário, além de, no futuro, promover a integração com a Linha 20-Rosa.

O objetivo do projeto de prolongamento da Linha 2-Verde da estação Vila Madalena até a estação Cerro Corá é também ampliar a acessibilidade aos bairros da região. Isso aproxima a Linha 2-Verde de importantes eixos viários, como as ruas Cerro Corá e Aurélia, enquanto garante níveis adequados de oferta de transporte nesta linha.

O escopo deste projeto inclui a extensão da via permanente, a construção da estação Cerro Corá, a implementação de um Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE), a instalação de Aparelhos de Mudança de Via (AMV), a reforma e ampliação do Poço Juatuba, além da adequação e implantação de estacionamentos para trens, atendendo à demanda esperada.

A desapropriação

O governo de São Paulo decretou como utilidade pública terrenos para a expansão. Os locais estão situados entre as Ruas Juatuba e Aecri, onde devem ser instaladas a própria estação, além de um poço que deve ser usado como ventilação e saída de emergência.

Primeiramente, o Metrô deve tentar ocupar o local de forma amigável com os proprietários. Caso não avance, a estatal poderá recorrer ao poder judiciário.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.