Volvo apresenta ônibus elétrico biarticulado para 250 passageiros

Divulgação

A Volvo apresentou um ônibus biarticulado 100% elétrico. De acordo com a fabricante, o veículo será testado em Curitiba (PR) e, em seguida, circulará também em Bogotá (Colômbia) e na Cidade do México.

O biarticulado elétrico possui as mesmas características de seu antecessor a diesel, mas com um trem de força elétrico do Grupo Volvo, o mesmo utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca. Com 28 metros de comprimento, sua capacidade de transporte é de até 250 passageiros.

“Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões” diz André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O veículo é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na consagrada transmissão Volvo I-Shift.

“Estamos conciliando a base mecânica consagrada há anos em nossos biarticulados a diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo” afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo na América Latina. Com vasta experiência, a marca tem mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.

Divulgação

O ônibus pode ser equipado com até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh, o que lhe confere autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e da potência da estação de carregamento. Além disso, poderá ter a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT, ao longo da jornada diária. A melhor solução de carregamento é geralmente decidida pelo órgão gestor das cidades.

“A Volvo conseguiu equilibrar a autonomia necessária neste tipo de operação, com a mesma quantidade de passageiros, mesma configuração de portas das atuais estações de embarque e desembarque, além do desempenho e confiabilidade dos consagrados biarticulados a diesel. É um grande benefício para os operadores de transporte, com a vantagem de zero emissões e zero ruído em benefício da população das cidades” explica Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.