Durante as apresentações das audiências e consultas públicas sobre a concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, o governo estadual mencionou a extensão da linha 13 até o Parque da Mooca.
Esse trecho, com cerca de 7 quilômetros, conectaria a estação Gabriela Mistral ao Parque da Mooca, passando pelos bairros do Carrão e Tatuapé até chegar à Mooca. Nesta última, a ferrovia subterrânea se interligaria com a Linha 10 e, potencialmente, com as linhas 5-Lilás, 6-Laranja e 16-Violeta do Metrô. Existe ainda uma possibilidade mais remota de que esse novo hub se conecte ao Trem Intercidades, eixo sul, ligando São Paulo a Santos, caso o eixo de transporte regional seja implementado junto à Linha 10.
As estações contempladas no trecho seriam:
– Guaiaúna
– Serra de Botucatu
– Itapura
– Demétrio Ribeiro
– Sapucaia
– Parque da Mooca
Durante a segunda audiência pública sobre a concessão dos serviços, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, discutiu a possibilidade de extensão da linha até a Mooca.
Segundo Almudin, a decisão de adicionar essas estações será tomada no futuro.
“O restante do trecho até o Parque da Mooca é um investimento muito intensivo em capex, ou seja, requer um investimento muito alto porque a obra seria toda feita em túnel. Seriam aproximadamente R$ 9 bilhões para atender uma demanda relativamente baixa. Por isso, deixamos esse investimento como contingente neste lote. Se o estado conseguir o esforço fiscal necessário e a concessionária tiver capacidade financeira para financiar a obra, o estado pode acionar essa cláusula e a concessionária será obrigada a executá-la nos termos do contrato.” – afirmou.