O Governo de São Paulo continua dedicado a apresentar projetos para expandir a malha ferroviária no estado, e o mais recente plano envolve uma possível ligação ferroviária no litoral sul de São Paulo.
Durante uma audiência pública sobre a concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Governo do Estado de São Paulo, comentou sobre novas conexões ferroviárias, mencionando um trem de passageiros que atenderia o litoral sul do estado. “Por que não ligar Santos ao Litoral Sul, pela Santos-Cajati, uma ferrovia desativada?”, questionou Almudin.
A ferrovia mencionada começa em São Vicente e segue paralela à Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, passando por cidades como Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, até alcançar Pedro de Toledo e Cajati.
O governo também está estudando a possibilidade de incorporar essa ferrovia desativada na ligação São Paulo-Santos, caso o trem desça a serra por Mongaguá.
A antiga Santos-Juquiá foi construída pelos ingleses da Southern San Paulo Railway, entre 1913 e 1915. Operou até 2002.