A fabricante de trens Siemens Mobility afirma que os trens movidos a bateria, fabricados em sua unidade em Goole, poderiam contribuir para a descarbonização do sistema ferroviário do Reino Unido. As informações são do Yahoo.
Segundo a empresa, esses novos trens poderiam economizar 3,5 bilhões de libras para o sistema ferroviário britânico e eliminar 12 milhões de toneladas de CO2 ao longo de 35 anos. Os trens seriam alimentados por fios aéreos em rotas eletrificadas, utilizando energia de bateria nas trechos sem eletrificação, reduzindo a necessidade de instalar novas linhas elétricas aéreas.
Esta proposta torna atrativo para empresas que desejam renovar sua frota optar por esses veículos. A Siemens Mobility fez esse anúncio poucos dias após a Hitachi UK apresentar trilhos para um trem movido a bateria que também espera ser utilizado no Reino Unido.
“A Grã-Bretanha nunca mais deveria ter que comprar um trem de passageiros a diesel”, afirmou Sambit Banerjee, CEO adjunto da Siemens Mobility UK e Irlanda. “Nossos trens a bateria, que seriam montados em nossa nova fábrica de Goole, em Yorkshire, podem substituir os antigos trens a diesel da Grã-Bretanha sem a necessidade de eletrificar centenas de quilômetros de trilhos nos próximos anos. Assim, nas rotas de Perth para Penzance, os passageiros poderão viajar em trens elétricos a bateria limpos e sustentáveis no início da década de 2030. E o melhor é que isso economizaria 3,5 bilhões de libras ao país ao longo de 35 anos.”
A fabricante utilizou software de simulação para modelar o uso de trens bimodais com bateria em comparação aos trens movidos a diesel ou parcialmente diesel. Esses testes identificaram pontos estratégicos onde poderiam ser instalados pontos de carregamento de baterias.
A primeira frota de trens a bateria da Siemens já está em operação na região de Ortenau, na Alemanha, onde se espera economizar 1,8 milhões de litros de diesel por ano.