Novos serviços e uso de rodovias
Segundo um documento obtido pelo site, o plano visa montar uma malha principalmente utilizando ferrovias desativadas, de baixa capacidade ou ociosas, totalizando 2.530 km de vias nessas condições. Haverá também análises em trechos “Brownfield”, aproveitando trechos existentes da malha ferroviária no interior de São Paulo, além de “Trechos Greenfield”, preferencialmente utilizando o leito de rodovias. O objetivo é projetar pelo menos três tipos de serviços:- Trem Inter Regional (TR): Serviços que permitem a ligação entre cidades de maior porte e regiões distintas (longas distâncias);
- Serviços Turísticos;
- Transporte de carga de alto valor agregado e baixa tonelagem por eixo (25 t).
A malha proposta
- Extensão: 4303 km;
- 14 % da malha brasileira;
- Conexão: 17 aeroportos e 6 portos;
- Aumento da malha operacional: 60%;
- Conexão com 12 polos industriais.