Por dentro das obras da Estação Ipiranga

Renato Lobo | Via Trolebus

Renato Lobo | Via Trolebus[/caption] O monotrilho opera a uma altura de 15 metros. No trajeto, há linhas de transmissão que precisarão ser elevadas. Os trabalhos também seguem ao longo da via ao lado da ferrovia. Do outro lado, será construída uma via de manobra que ultrapassará o viaduto Pacheco e Chaves. Serão mais 273 metros a oeste da nova estação. No vídeo abaixo, obtido pelo Via Trolebus, podemos ver como ficará a estação. Percebemos espaços amplos, adequados à demanda esperada, como é comum em um hub de integração metroferroviário. Diferente das demais, com exceção de São Mateus, a estação Ipiranga terá plataformas laterais e a via no centro. A cobertura terá iluminação natural e contará com painéis fotovoltaicos para aproveitar o potencial solar e gerar energia limpa. A estação foi projetada com recursos de tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que possibilita o desenvolvimento de um modelo 3D completo, unificando processos de construção civil, elétrica, hidráulica e sistemas auxiliares, facilitando o desenvolvimento e aumentando a assertividade na execução do projeto. Veja a matéria completa em nosso canal no YouTube: https://youtu.be/d1xNJhK0lqU]]>

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.