Conforme o documento, o método NATM é “mais adequado do ponto de vista geotécnico e de engenharia”. Sua principal característica é a versatilidade e a capacidade de se adaptar a praticamente todas as condições geotécnicas e exigências geométricas. O método permite a escavação em rochas de todas as classes, utilizando explosivos (Drill & Blast), e em solos não coesivos, por meio de técnicas avançadas de melhoria de solo.”
Além disso, o NATM possibilita a escavação abaixo do nível freático, controlando o fluxo de água através de diversas tecnologias. Essa versatilidade faz com que o método dependa fortemente do conhecimento humano e da instrumentação.
O método será utilizado para escavar toda a extensão do túnel planejado, que abrange aproximadamente 3.220 metros, desde a conexão com o trecho já existente da Linha 4 (VSE David Matarasso) até além do VSE01.]]>
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.